Quem é seu inimigo?

- julho 20, 2016



Existe uma grande chance de ao ler o título desse post, o nome de alguma pessoa ter surgido na sua mente. Eu sei disso porque, durante muito tempo, pensei que eu tinha inimigos humanos aos quais eu deveria lutar para desmascarar. Esse pensamento egoísta, apesar de me fazer muito mal, permitiu que Jesus me ensinasse uma boa lição.

A sua Palavra é bem clara: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12

Não tem entrelinha, nem exceção: nossa luta não é e nunca deve ser contra um ser humano, seja ele o pior assassino ou ladrão que exista sobre a face da terra. Não é contra quem nos causa mal, seja ele qual for. O chefe que te humilha ou o próximo que te julga, eles não devem ser seus inimigos! E não sou eu que estou te dizendo isso, é a Palavra de Deus.

Existe também uma música da Daniela Araújo que aborda esse ponto. Ela se chama "Entrega" e um trecho diz assim:
Será que é de Deus o crente orar assim:
"Que a lei seja sobre eles e a graça sobre mim"
Vitória sobre os inimigos, inimigos são quem?
Se os cristãos não deviam querer o mal de ninguém
Se o único inimigo que a Bíblia aponta, Jesus venceu na cruz
Me diz com quem cê luta contra?
Nosso verdadeiro e maior inimigo já foi derrotado. Você acha que é certo criar outros em prol de satisfazer seu ego? Pense nisso!

"Ah Gabs, mas fulano me disse que a pessoa que não gosta de mim é meu inimigo!"
  
Se a palavra de fulano vale mais do que a de Deus pra você, então continue pensando assim. 

Eu seria hipócrita ao dizer que é fácil lidar com essas pessoas e vai tudo ficar bem. Já comece sabendo do seguinte: você não irá parar de ter um sentimento ruim do dia pra noite. Por mais que o seu desejo seja esse, isso não vai acontecer. O que inicia a mudança é que você começará a ter um sentimento bom por essas pessoas. Sim, você talvez falhe nesse processo. Calma, deixa eu explicar melhor.

"Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:44.

Esse versículo não diz que devemos orar para que essa pessoa pague pelo que fez ou coisa do tipo, mas sim, desejar coisas boas para elas. Dessa forma estaremos agindo como filhos de Deus. Conforme você faz isso, o sentimento ruim começa a ser diminuído, porque não está mais sendo alimentado, enquanto o sentimento bom está crescendo, fruto de orações.

Sim, a pessoa irá continuar te tratando da mesma forma. E por isso é tão difícil persistir em oração por alguém que só te causa mal. Se isso dificultar muito o processo para você, se afaste. Eu também tive que me afastar. Tirar a pessoa das redes sociais para não ver nada sobre a vida dela ajuda bastante. Não importa qual tenha sido a história ou que ela tenha feito ou dito, esqueça. Mesmo que você tenha como provar que está certo ou que a pessoa está mentindo, não faça isso. Apenas ore, e continue vivendo feliz.

Em diversas situações Jesus estava certo, mas foi julgado como errado e não fez nada pra convencer as pessoas do contrário. Ele sabia que seu Pai o conhecia, e isso bastava. Da mesma forma deve ser conosco. Arranjar discussões desnecessárias não resolve nada. Mas orar resolve muita coisa. Confie em Jesus, pois Ele tem visto cada dia de sua vida e sabe de tudo o que aconteceu nela. Você pode até vacilar no meio desse caminho, mas com o tempo perceberá que é a melhor escolha a ser feita.

Efésios 6:12 nos lembra que existe uma luta de proporções indescritíveis acontecendo no plano espiritual, e nessa sim, devemos lutar para derrotar os inimigos de Deus. Os planos deles são destruir tudo na sua vida. São esses os quais você realmente deve detestar.

Foi isso que aprendi por esses dias e quis compartilhar com vocês. Espero que possa ajudar alguém.

Fiquem com Jesus e até o próximo post. ❤️
Follow my blog with Bloglovin! ❤️

Que tal ler um desses também?

2 comentários