Como harmonizar o feed do instagram!


Essa é uma pergunta que sempre tem no direct do meu instagram, no tumblr, no facebook e por aí vai! Decidi fazer esse post à parte da série Processo Criativo porque são dicas mais específicas, referentes somente ao assunto fotografia, então ficaria um pouco fora de contexto. Bora conferir? :D




1 - Luz, luz, luz: Sem ela, simplesmente não há fotografia. Tudo o que fazemos com a câmera é capturar os fótons de determinado momento. Se você quer uma foto nítida, bem iluminada, com uma boa gama de cores, você precisa de uma grande quantidade de fótons, ou seja: de luz. Mas não pode ser qualquer luz! Sempre, em todos os casos, opte pela luz natural do sol. Apenas em algumas situações específicas para determinados trabalhos profissionais é que se faz uso da luz artificial ao invés da luz natural. Fora isso, a luz natural é priorizada. Fotografe nos horários em que a luz está abundante. Eu costumo fotografar nos seguintes horários: 7:30 ás 11 da manhã e 14 ás 16:30 da tarde. Se o dia estiver sem muitas nuvens, melhor ainda!

2 - O cenário também conta:  Por mais que ele fique em "segundo plano", sua importância é a mesma do que está em "primeiro plano". Para um feed mais clean, opte por fundos brancos e sem muita informação. Eu organizo o meu desta forma, para deixar a estética do feed mais simples e minimalista. No entanto, se você gostar de cores e de misturas, procure criar uma paleta de cores consistente pro seu feed. Cores que combinam entre si devem ser sua aposta.

3 - Regra dos terços na veia: É o famoso "jogo da velha" da fotografia. Consiste basicamente no seguinte: você divide a área do que você quer fotografar em 9 quadrados, ou seja, 3 por 3. A principal coisa que você deseja evidenciar precisa estar no centro. Os quadrados restantes são o "segundo plano", que devem ajudar a evidenciar o que está no centro. É bom exercitar essa regra porque ela te ajuda a treinar seu olhar, mas você é livre para quebra-la a qualquer momento. Ela existe para ajudar na hora de fotografar, e não para impor limites.

Exemplo:

 Foto de minha autoria. :)


4 - Foca no foco: É uma delícia brincar com o foco! Com ele, você pode deixar sua imaginação fluir, mas sempre esteja atento: um escorregão e lá se foi aquela foto perfeita porque desfocou ou você esqueceu de focar no lugar certo. Sad, but true.

5 - A edição é essencial, mas não exagere: Uma foto só está pronta para ser mostrada ao mundo depois da edição. Toda arte necessita de um acabamento, e a edição é justamente isso na fotografia. Ela dá o toque final, igual a cereja no topo do sorvete. Minhas fotos são editadas no Adobe Lightroom e no Photoshop, uso ambos no computador e são os melhores. No celular, uso apenas o Vscocam e algumas poucas vezes o Afterlight. Essas ferramentas são poderosas e podem mudar completamente uma fotografia, mas já diz o ditado: menos é sempre mais. Observe atentamente sua edição e veja se não ficou superficial, com muito ruído, baixa resolução, etc.

BÔNUS: Aprendi com as meninas do Tudo Orna uma técnica chamada "foto de respiro". Se você quiser saber mais, é só clicar aqui para ver o vídeo que elas fizeram! (Simplesmente A-M-O elas! <3)

Basicamente, é isso que faço para tirar fotos harmônicas entre si para o meu instagram. Espero que essas dicas ajudem vocês de alguma forma! Se tiverem alguma dúvida ou opinião, é só deixar nos comentários!

Fiquem com Jesus e comam sorvete com batata frita, é a melhor coisa da vida!  ❤️🍦

Nenhum comentário

Postar um comentário

Antes de comentar, lembre-se de ser gentil! Tenho certeza de que você também quer ser tratado com gentileza. :)

© Agridoce Vida - Todos os direitos reservados. • Maira G.